Dados
Adicione uma descrição.
2014
nasce a Baticundum
+17k
Crianças atendidas em escolas, workshops e palestras
4
Oficinas pensadas ao público infantil, além de oficinas de inclusão.
Quem somos...
De uma conversa de viagem, nasce a Baticundum
Desde o encantado ano de 2014, a Baticundum vem entoando melodias mágicas em escolas particulares de Esteio-RS, levando a alegria da musicalização infantil. Em um piscar de estrelas, expandimos nosso encanto para Sapucaia do Sul e em 2017, já éramos uma tríade de professores, espalhando a magia musical por seis cidades da região metropolitana de Porto Alegre-RS.
Nossas oficinas musicais para crianças ecoaram por todo o estado, presenteando cidades como Cruz Alta, Palmeira das Missões, Nonoai, Arroio dos Ratos, Panambi, Capão da Canoa, Não-Me-Toque e Caxias do Sul.
Em 2019, além de nossas aulas em escolas e oficinas, iniciamos nossa missão de Músicoterapia para crianças especiais, incluindo o autismo, síndrome de Down e TDAH. Nosso fundador de dedicou também ao trabalho voluntário de música na APAE de Sapucaia do Sul, infundindo suas vidas com a beleza da música.
Nesses 11 anos, foram mais de 17 mil crianças contempladas em aulas e oficinas da Baticundum por todo o estado do Rio Grande do Sul.
Música é como um superpoder no crescimento dos pequenos, trazendo uma lista recheada de benefícios para além da diversão. Ela dá um up no cérebro, turbinando o desenvolvimento cognitivo com melhorias na concentração, lógica e memória. E tem mais: a música é a musa da linguagem, incentivando os pequenos a soltarem a voz, o que acaba afiando suas habilidades de comunicação e vocabulário. Na escola, a música é tipo um boost de energia, aumentando a atenção e dando aquele empurrãozinho nas notas, além de tornar a leitura e escrita mais divertida com canções cheias de palavras e sílabas. No quesito movimento, seguir ritmos pode deixar a coordenação e a dança tinindo. Socialmente, a música é a cola que une, ajudando os pequenos a desenvolverem habilidades sociais e a arrasar nos trabalhos em grupo. E não para por aí! A música é também um elixir emocional, fazendo a criatividade e autoestima florescerem, além de fortalecer os laços familiares com a experiência única de fazer música juntos.
Objetivos específicos
– Trabalhar com jogos, cirandas e brincadeiras sonoro-musicais como meio de interação, convívio social e aprendizagem de regras de convivência e cooperação de forma lúdica e espontânea;
-Estimular a relação som corpo, visando o enriquecimento da comunicação corporal;
– Trabalhar memória musical: melódica, rítmica e prosódica;
– Utilizar instrumentos musicais, como meio de reorganização e projeção de emoções internas, visando estabelecer relação com seu ritmo interno e sua auto expressão;
– Possibilitar a exploração de canções, melodias e músicas de acordo com o gosto musical de cada aluno ou do grupo;
– Incentivar o canto, para ampliar as possibilidades de comunicação vocal, auto conhecimento e auto-estima;
– Explorar os campos visuais e táteis através do universo sonoro e musical, objetivando ampliar a percepção;
– Trabalhar a criatividade e conceitos de meio ambiente com construção de instrumentos musicais de sucata;
– Ampliação do vocabulário através de histórias e canções.
Galeria
"Descreva sua galeria aqui. Você pode ocultar este elemento no menu à direita."
Escreva algo sobre suas fotos. Diga a seus visitantes o que suas imagens representam.